Atleta do Acsa destaca aprendizado durante corrida de rally de velocidade em Erechim
A pilotagem no esporte rally de velocidade tem seu sucesso muito atrelado a navegação. A modalidade que é praticada por dois competidores dentro do carro, tem no navegador o atleta que vai repassando as informações sobre os obstáculos que vão surgindo na pista de rally, normalmente em estradas de terra.
Leonardo Carbonera, atleta que compete pelo Automóvel Clube de Severiano de Almeida (Acsa), viveu uma experiência diferente durante a disputa do Rally Erechim deste ano. Em 2021, ele estreou no esporte ao lado de Evandro Carbonera, em um projeto do Clube que criou a oportunidade de outros sócios poderem andar no rally.
Desta vez, ao lado do piloto Marcos Debien, vivenciou o padrão europeu de navegação, que tem referenciais diferentes do que é o normal no Brasil. “A experiência foi incrível. Foi bem mais difícil se adaptar ao padrão que o Debien usa, sendo mais detalhado e com mais variáveis nos trechos. Por exemplo, as graduações vão de 0 a 10 e em um curva mais longa, uma esquerda 5 de 80 metros, torna-se uma esquerda 58”, destacou Leonardo.
“Mas foi muito legal, ver o público no rally, a etapa que eu havia andado antes em função da pandemia não tinha público e acredito que no decorrer da corrida consegui me adaptar melhor também ao estilo de navegação”, completou.
Comentários